domingo, 5 de julho de 2015

(Resenha) GUTTED SOULS: "Unconscious Automaton" (2012)


Formado a partir da banda Necropedophile, da qual hoje apenas o vocalista Iron permanece, o GUTTED SOULS ganhou vida em 2004. Após diversas mudanças na formação, a banda atualmente esta estabilizada com Iron (Vocal), Luís Pulis (Bateria), Marcos Medeiros (Baixo), Wellington Ferrari e Leandro XSA (Guitarras).

Nesses quase dez anos de estrada a banda fez vários shows pelo Brasil, porém foi só em 2012 que os cariocas gravaram o EP “Unconscious Automaton” para divulgação de suas músicas e ideias.

E o que se ouve em “Unconscious Automaton” é algo que certamente os fãs mais fiéis de Suffocation, Cannibal Corpse e Disgorge irão apreciar, pois é um Technical Brutal Death Metal executado com extrema perfeição. O EP é dividido em seis faixas, sendo que duas são bônus registradas anteriormente em uma DEMO e lançada apenas de forma virtual.

Das músicas apresentadas a que mais chama atenção é a “Dancing to the Sound... Of the Power that Be” com suas paradas e o vocal do Iron mesclando entre o gutural totalmente ininteligível e o mais berrado, mas dentro do seu estilo grave, que também esta presente nas faixas que se seguem.

Em “Psychopathic Ruler” e “Words of Hate” os solos de guitarra lembram os praticados por Torrence Hobbs (Suffocation), principalmente a segunda com a base cadenciada e o solo sendo alternado entre o palhetado de forma mais rápida e o melódico. O curioso é que em “The Undying Stars”, onde não há solos, os riffs são mais expressivos.

A bateria e o baixo também se destacam na gravação, o primeiro pela técnica e precisão e o outro por estar nivelado de forma audível e dando peso na medida certa em todas as faixas. O play é fechado com duas músicas em versão demo gravadas em 2011, “Mondo Psycho” e novamente “The Undying Stars”.

Pelo material ter sido gravado no home studio do guitarrista, com exceção da bateria que foi gravado em um estúdio, a audição do CD soa bastante caseira, mas como a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, isso é algo que não prejudica na qualidade sonora, porém fica a impressão que poderia ter ficado melhor. Também ficou aos cuidados de Wellington o trabalho de mixagem e masterização. 


Ano de Lançamento: 2012
Estilo: Technical/Brutal Death Metal
Origem: Brasil
Gravadora: Independente

Formação:
Iron (Vocal)
Wellington Ferrari (Guitarra)
Luís Pulis (Bateria)
Leandro Alves (Guitarra)
Marcos Medeiros (Baixo)

Track-list:
01-The Undying Stars
02-Psychopathic Ruler
03-Dancing to the Sound... of the Powers That Be
04-Words of Hate
05-Mondo Psycho (Demo 2011)
06-The Undying Stars (Demo 2011)

Contato:
Site: www.guttedsouls.com
Facebook: www.facebook.com/GuttedSouls
Bandcamp: www.guttedsouls.bandcamp.com
Reverbnation: www.reverbnation.com/guttedsouls


Nenhum comentário:

Postar um comentário