quarta-feira, 1 de julho de 2015

(Resenha) HATE EMBRACE: "Sertão Saga" (2014)

Entre os gêneros que mais cresceram dentro do metal, o folk com certeza é o que mais ganhou adeptos nos últimos anos. Nesse tempo, inúmeras bandas surgiram, ou até mesmo migraram para esse segmento que permite a introdução de instrumentos não convencionais, temáticas específicas e ideologias de determinada cultura ao universo do Heavy Metal em geral.

E com essa proposta do folk mesclado com a sonoridade do Death Metal, o Hate Embrace surge, em 2008, em Pernambuco. Inicialmente focado na cultura egípcia em seus dois primeiros trabalhos, a demo “The Dawn of a New Age” (2008) e o debut “Domination.Occult.Art” (2012), a banda resolveu mudar sua temática em seu segundo álbum, o recém lançado “Sertão Saga”. Dessa vez a temática gira em torno da lenda nordestina Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Porém o quinteto se enquadra como folk mais pelo tema abordado do que pelo instrumental, que segue o tradicional Death Metal.

Trilhando o caminho que outras bandas de maior expressão já traçaram, quando resolveram abordar a cultura nordestina, o Hate Embrace acerta na troca de tema, fazendo com que a proposta soe mais verdadeira que os trabalhos anteriores. Não que anteriormente a banda soasse falso, mas falar de algo em que a maioria dos brasileiros esta familiarizada, e que está ligado diretamente à cultura nordestina da qual a banda veio, faz com que o som seja mais vivo, tendo, inclusive, a ajuda de Wanessa Campos (jornalista e escritora) nas pesquisas sobre o assunto.

Seguindo a tendência da evolução que o álbum traz referente aos antigos trabalhos, a sonoridade também demonstra acabamento superior. A produção realizada pela banda e o produtor Joel Lima deixou todas as faixas e instrumentos homogêneos. O timbre de guitarra ficou pesado sem soar embolado, embora não haja solos, e o foco pode ficar apenas nas bases. A cozinha não se sobressai, porém a bateria tem algumas frases bastante interessantes, especialmente nos andamentos mais cadenciados.

Outros dois detalhes positivos são, primeiramente, as letras em português, o que diferencia seu trabalho de outros que já foram feitos sob a mesma temática da cultura nordestina, e posteriormente, o vocalista que as deixa totalmente audíveis, dispensando o acompanhamento através da leitura. A arte gráfica também merece destaque, feita pelo baterista Ricardo Necrogod, a capa traz em seus traços todo o conceito do álbum.

“Sertão Saga”, que foi lançado entre a parceria dos selos Insane Records e Black Legion Production, e é dividido em três atos, com três faixas cada, totalizando nove músicas, com certeza estará entre os melhores lançamentos de 2014, pois motivos não faltarão. Embora a banda não inove tecnicamente, o que se propõe a fazer é feito com muito esmero e qualidade em todos os quesitos.


Ano de Lançamento: 2014
Estilo: Folk/Death Metal
Origem: Brasil
Gravadora: Insane Records/Black Legion Productions

Formação:
Alexandre Cunha
(Baixo e Vocal)
João Paulo Araújo
(Guitarra)
Ricardo Necrogod (Bateria e Vocal)
George Queiroz
(Vocal)
Tamyris Daksha (Teclado) 
 
Track-list:
01-Vidas Passadas

02-Intolerância

03-Revolta

04-Guerra Anunciada

05-Utopia

06-Lampião Rei 
07-Imponência 
08-No Rastro 
09-O Começo do Fim

Contato:
Facebook: www.facebook.com/pages/HATE-EMBRACE/279615998718375
Myspace: www.myspace.com/bandahatembrace
Youtube: www.youtube.com/channel/UCtZJ62j1Qpn3w6dFp-DtwkA

Nenhum comentário:

Postar um comentário